Anteriormente considerada fraca e muitas vezes ignorada pelos jogadores durante toda a existência do jogo, a ação de desarme foi finalmente aprimorada para se tornar uma estratégia viável e impactante durante os combates.

Não tentem fazer isso em casa crinaças

A comunidade de Pathfinder 2E está em festa com as recentes atualizações anunciadas para o jogo, e uma das mudanças mais celebradas é a reformulação da ação de desarme.

Como Funciona a Nova Ação de Desarme

A ação de desarme, que exige uma mão livre ou uma arma com a característica de desarme, agora apresenta uma melhoria significativa em caso de sucesso. Ao realizar um teste de Atletismo contra a CD de Reflexos do alvo, um sucesso não apenas enfraquece a pegada do alvo no item, mas também impõe um bônus de circunstância de +2 para tentativas futuras de desarme e um penalidade de circunstância de -2 para todos os ataques ou testes que envolvam a firmeza do alvo em segurar o item. O mais importante é que, a menos que o alvo gaste uma ação para reafirmar sua pegada, essa penalidade agora dura enquanto o alvo segurar o item, ao invés de apenas até o final do turno do alvo, como era anteriormente.

Impacto Tático do Desarme Aprimorado

Essa mudança transforma a ação de desarme em uma ferramenta tática poderosa, especialmente em combates contra chefes e inimigos poderosos. Um lutador especializado em desarme, por exemplo, pode impor uma penalidade permanente de -2 nos ataques do inimigo, a menos que ele sacrifique uma de suas preciosas ações para corrigir sua pegada. Isso cria um dilema estratégico para o inimigo e pode alterar significativamente a economia de ações durante o combate, favorecendo o grupo de aventureiros.

Talentos que Potencializam o Desarme

Para incentivar ainda mais o uso da ação de desarme, a Paizo introduziu talentos que aprimoram e complementam essa ação. Por exemplo, o talento “Slide Disarm” para Ladinos permite que eles usem a perícia Furtividade em vez de Atletismo para desarmar, abrindo a possibilidade para personagens com alta Destreza e baixa Força realizarem desarmes eficazes. Além disso, um sucesso com “Slide Disarm” deixa o alvo desprevenido contra o ladino, permitindo ativar o ataque furtivo mesmo sem as condições normais de flanquear ou estar escondido.

Outro talento notável é o “Disarming Twist” para Lutadores, que permite realizar um ataque que também conta como uma tentativa de desarme. Isso significa que, em uma única ação, o lutador pode causar dano e potencialmente enfraquecer a pegada do inimigo no item, aumentando a eficácia do desarme e a pressão tática sobre o oponente.

Conclusão: O Futuro do Desarme no Pathfinder 2E

Com essas mudanças, a ação de desarme ganha um novo fôlego e se estabelece como uma opção estratégica legítima e atraente para os jogadores de Pathfinder 2E. A Paizo conseguiu transformar uma ação antes negligenciada em um componente tático que pode mudar o curso das batalhas e enriquecer a experiência de jogo. Resta agora aos jogadores explorarem as possibilidades e integrarem o desarme aprimorado em suas estratégias de combate, testando os limites e a eficácia dessa nova ferramenta em suas aventuras.

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